terça-feira, 23 de novembro de 2010

O meio social como barreira para o desenvolvimento humano

                       Atualmente, ter um bom emprego representa o básico para ser inserido na sociedade. Quem não está empregado muitas vezes é tachado como "vagabundo" ou "preguiçoso". Mas será que o meio social em que vivemos propcia oportunidade a todos?
                       Em muitas cidades brasileiras, a grande maioria da população é pobre e depende da rede pública de ensino. Essa por sua vez, é precária e desestruturada, o que acaba por desestimular os estudantes. Sem o conhecimento básico não se tem qualificação profissional nem se consegue um trabalho.
                       Outro fator importante que atua como obstáculo para o desenvolvimento socioeconômico do cidadão brasileiro é o preconceito social. Com base nas teorias de Karl Marx, de que burguesia e proletariado estão em conflito, o preconceito surge como reflexo dessa "guerra".
                       O trabalho deveria ser tratado não como meio de sobrevivência, mas sim como autorreconhecimento de seu esforço e desenvolvimento.
                        A sociedade atual peca ao considerar um bom emprego aquele em que se ganha muito ao invés daquele em que o indivíduo gosta do que faz e sente-se um profissional realizado e feliz.



                                                                               Por: Jordana Gouveia & S.



                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário